sexta-feira, 29 de abril de 2011

Inflação, o monstro bonzinho


Um economista disse que todo mundo se acha economista. Sobretudo políticos…
Eu, que não sou economista, que não sou nada aliás, vou dar meu pitaco em matéria tão séria. Ou melhor, tão exotérica. Sim, basta alguém normal começar a cursar economia que, logo, ele está dizendo que tudo é economia, demanda, oferta, elasticidade, etc. Interessante que um historiador vai dizer que tudo é história; um político que tudo é política… Bem, mas não é sobre isso que vamos conversar.
Vamos falar do bicho-papão, moçada. Vamos falar da inflação.

Mas a inflação é um bicho-papão esperto. Vejamos. Ela não começa ameaçando ou nada. Ela começa devagar. Como quem não quer nada. E normalmente vem acompanhada de crescimento econômico.
Crescimento econômico! Prestem atenção, meus queridos, crescimento econômico justifica tudo. Tudo! Um governante pode torturar, matar, espoliar, roubar, mas, se der crescimento econômico para a maioria da população, a população não liga. Deixa rolar. E para acabar com a inflação, você mata o crescimento econômico.
Mas por quê?, grita o político. Por que tem que ser assim? Por que não podemos crescer, crescer, crescer até explodir? Por que eu não posso fazer minha reeleição? Por que não posso fazer meu candidato? Por que eu tenho que interromper o crescimento?!?
Como vemos, o político sempre pensa no melhor da nação. Por isso, ele considera a inflação um mal necessário. Vamos alimentar um pouco a inflação e inflar os números do crescimento…
Mas a inflação é esperta. Ela é como os gremilins, leitor. Você se lembra dos gremilins? Aquelas criaturas adoráveis, bonitinhas, peludinhas, que dava vontade de apertar?
Pois é. Era só dar comida para eles depois da meia-noite que eles se transformavam naquelas coisas feias e irritantes, que só sabiam criar caos e destruir tudo, reproduzindo-se tomando banhos e banhos de água.
Logo, dominavam tudo. E limpar a sujeira depois…
Entendeu o raciocínio, leitor? A analogia? Pois então, leitor, você é esperto, hein? Ou eu que sou muito burro… A inflação, no começo, é boazinha, um mal necessário, etc.
Mas, depois, vai segurar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente.
Assim que puder, eu libero (ou não...) o seu comentário.
Abraços.

Web Analytics