domingo, 25 de abril de 2010

Como se dar bem (mal...) no Twitter

Acho que foi o Saramago, não é verdade?, que declarou ser o Twitter um dos passos que a humanidade estava dando de volta para o grunhido... Isto é, como forma de comunicação.

Acredito que Saramago foi otimista nessa frase. Não porque o Twitter seja um retorno aos grunhidos (eu discordo do grande escritor português), mas porque Saramago crê que nós, enquanto espécie, nos comuniquemos tão bem! Ele crê, enfim, que o grunhido seja pior do que as mentiras deslavadas com que pincelamos nosso discurso todos os dias, inclusive no twitter.

Sim, o Twitter não vai salvar a humanidade. Creio eu... Não sei, mas acho que não vai não. Pode ser, mas... A internet salvou? A TV salvou? Alguma coisa salvou...?

Bem, mas isso aqui não é uma exortação filosófica ou científica do Twitter. Não acredito que todo mundo que entre nesse mundo maravilhoso tenha algum interesse em melhorar o mundo, a não ser, é claro, que possa lucrar com isso. Afirmo, contudo, que há pessoas bem intencionadas. Essas não precisam realmente ler esse post. Podem passar adiante, se ainda me leem.


Estou escrevendo para quem é desesperado, mas realmente desesperado com o número de seus followers. Estou escrevendo para quem quer aumentar esse número a qualquer custo. Sim, eu, que poucos followers tenho (mas, admito desde já, não sou lá muito de aumentá-los...), investigando os twitters alheios (aspecto tão bom das redes sociais), percebi algumas técnicas infalíveis para aumentar o seu povo seguidor. É fácil. Siga o passo-a-passo.

1) Siga a torto e a direito

Na dúvida, meu caro, siga! Essa é a primeira e principal regra: siga! Siga! Siga! E ainda, siga! Entre nos profilers e siga todo mundo que o outro estiver seguindo e mais todo mundo que segue o felizardo. Não pense muito. Se tem uma regra valiosa, é essa. Siga, siga e siga. Só siga. Quem afirmou que devemos pensar no twitter ou em qualquer outro lugar?
Eu, quando comecei esse negócio de twitter, me deparava com esse mar de profiles, de frases, de imagens, de links e tentava pensar. Eu pensava e pensava, como o pobre do Jeremias no poema de Ruy Belo. Quando eu seguia alguém, era porque tinha lido suas frases, detalhadamente analisado o seu perfil. Eu era, enfim, um esnobe. Tentava seguir apenas quem me parecia interessante, quem comentava inteligentemente, quem citava com dignidade. Mas, depois, descobri que não precisa ser assim. Que, se você for fazer desse modo, poucos seguirão vocês... Então, meus amigos que querem ter muitos seguidores, simplesmente não façam isso!
Muitas pessoas se sentem obrigadas a seguir de volta. É sério. Não é proselitismo. Não é filosofia, tal como muitos no twitter têm: "Sigo quem me segue". É apenas aquela sensação de não querer ser chato. De não querer parecer indelicado. A pessoa para e pensa: "Melhor seguir esse fulano de quem jamais ouvi falar. Mesmo que ele seja chato, mesmo que ele não me interesse, pois pode pegar mal se eu assim não fizer..." É basicamente isso. E a pessoa vai seguir você de volta. Talvez seja por delicadeza. Talvez mero reflexo. Mas há casos, como comentei, em que a pessoa prega a filosofia me-siga-que-te-sigo. E se me der um unfollow... Melhor não se exasperar muito com unfollows, porque você sempre pode recuperar um follower perdido!
E outras pessoas seguem de volta simplesmente por tédio! Para matar o tempo (enquanto o Tempo não nos mata)! Para ver se alguém fala alguma coisa sobre o Nada, este assunto interminável!
Não importa se seguirem você por delicadeza, por filosofia ou tédio. O que importa é o seu número de seguidores! Tenha sempre isso em mente. Quanto mais seguidores tiver, mais você será o cara!


2) Tweet à vontade ou Quantidade é Qualidade

O Twitter só faz uma pergunta para você: O que está acontecendo? (Antes era "o que você está fazendo?", mas parece que o passarinho twitteiro não quer ser tão mais bisbilhoteiro...) Pois bem, meus amigos, respondam! Sempre e sem parar! Qualquer besteira que vier à sua cabeça! Há um milhão de tweets sendo dados neste exato momento. Para se sobressair, você tem que ser mais. Tem que tweetar mais! Não tenha vergonha de falar sobre tudo e qualquer coisa. Sempre tente responder à pergunta: O que está acontecendo? "Estou indo ao banheiro fazer..." Boa e sincera resposta! Então, tweet. E agora? O que está acontecendo? "Está chovendo pra cacete". Isso! Você está aprendendo! E aí? O que está acontecendo? Nada? Nadinha? Então, tweet: Nada! Zero! Fim! Foi-se.
O negócio é tweetar. Sem parar. Não se preocupe muito com qualidade. A quantidade é soberana. Ou, aliás, quantidade é qualidade! Com 140 caracteres, a tese do grunhido de Saramago ganha força. Seja criativo. Invente sempre um tweet diferente. E, quando a criatividade faltar, é fácil. Copie!
A biblioteca do Congresso Norte-americano já está catalogando dos tweets. Daqui a cem anos, um antropólogo fará uma tese sobre o twitter e muito provavelmente vai citar o seu nome.

3) Faça muitos RTs

Sempre e a todo momento. Sem critério nenhum também. Retweet à vontade. À saciedade. Até seu dedo doer de tanto RT. Nunca se canse de retweetar. É um esporte muito saudável, aliás. Fique retweetando até alguém retweetar você. Retweet sempre. Até ser chato. Até ser mais do que chato.
Chame a atenção para você!


4) Responda a todos

Acho que um das grandes vantagens do twitter é você conhecer pessoas novas e interessantes a todo momento (será mesmo?) que muito provavelmente você nunca irá ver na vida. Dessa forma, como você provavelmente nunca vai encontrar essa pessoa na vida mesmo, você pode se soltar e falar qualquer abobrinha que quiser. Entre na conversa alheia. Mande mensagens para os famosos. Mande mensagens para os não-famosos. Saia respondendo a tudo, mesmo se não convidado.
E, se a pessoa não replicar, insista, tente mais uma vez, seja, enfim, um chato de galocha. Não perca nenhuma oportunidade. O mundo é dos chatos! E, se o indivíduo bloquear você, não desanime. Brasileiro você é, e brasileiro não desiste nunca!
Um comentário ótimo que eu gosto muito é este: "Que lindo!" ou, em sua outra variante, "Que lindo esse comentário/frase!" Esse comentário realmente significa muito.

5) Siga os famosos

Todo mundo quer ser alguém na vida. Ficar por cima da carne seca. Ser o bam-bam-bam. Ter os quinze minutos de fama. Se você não conseguir os seus minutos, pelo menos, pode ficar perto de quem os teve até demais. Como atualmente, os famosos estão muito estressados com malucos, psicóticos ou neuróticos, e se cercam de seguranças, você pode segui-los virtualmente, que é muito mais seguro. Aliás, é isso que eles querem. Querem ser seguidos, fundar uma nova religião, serem ídolos. Quanto mais seguidores, melhor eles viverão com os seus milhões (e mais milhões eles farão) e melhor os assessores deles poderão escrever os seus tweets (ou você sinceramente acha que eles escrevem os seus tweets?).
Aliás, os famosos não querem criar uma nova religião, mas continuar uma muito antiga...

6) Quer parecer politizado? Parecer culto? Seja (ou finja ser) um formador de opinião

Se você não quer ser como o grosso da massa humana, não quer ser apenas um seguidor, quer dar os ares de um formador de opinião, siga os famosos da política, critique os seus tweets, faça perguntas, etc. Seja um antenado. Siga os escritores, mesmo se você nunca leu um livro dele, mas siga-o assim mesmo. Volte à regra número um: na dúvida, siga. Não tenha medo de falar bobagens. São tantos tweets que as bobagens passam batido... E as coisas boas também! (Ou podemos ser pessimistas e afirmar que são as bobagens que predominam...?)
Outra forma de se parecer culto é você destacar um tweet com erros de português e reclamar: "Meu Deus! Estão assassinando o português. Que absurdo!". Ou, se não quiser ser muito descarado apontando dedos, só reclame genericamente. Sim, muitos vão olhar vocês com admiração e temor, pois não é todo mundo que teve a paciência de realmente prestar atenção nas benditas aulas de português e também não é todo mundo que lê algo diverso do que a última revista de fofocas... E há as pessoas que nem aula de português tiveram... Mas português vale para alguma coisa? Há gente no alto escalão do governo que discorda...

7) Cite qualquer citação (não precisa entender nada!)

Ah, mais uma. Cite. Escreva citações de todos os escritores. Não leia a obra deles (o tempo dos livros está acabando!), mas encontre um site maneiro de citações e saia citando! Sua moral vai ficar lá em cima. O povo adora citações. Você vai receber muitos comentários do tipo que lindo.

8) Use um robô

Convenhamos: participar de uma rede social dá trabalho. Você tem que gerenciar contatos, tem que procurar outros novos, tem que seguir de volta quem segue você, tem que dar um block nos abusados, etc. Se você pudesse conseguir alguém para fazer isso tudo, você contrataria, não é mesmo? Bem, imagino que você não seja nem rico, nem famoso (que necessariamente não precisa ser rico), nem político (que pode não ser rico - só o cônjuge, o irmão, a irmã o são...) para contratar um assessor de impressa para cuidar de tudo para você, caso contrário não estaria perdendo tempo lendo essa matéria. Dessa forma, procure um robô. Robô aqui entra no sentido amplo de algum programa que faça tudo aquilo que você tem preguiça de fazer. Falemos a verdade, você não fica morrendo de inveja quando vê aqueles filmes futuristas em que um robô é escravo de uma dona de casa? Bem, se você não tem que lavar a louça...

9) Use e abuse das listas

Outra verdade fundamental: ninguém lê os tweets de todo mundo. Se não houver um interesse, os olhos não param para ler. É fato. Assim, coloque quem você quer ou precisa realmente acompanhar em uma lista. Pronto. O resto? Bem, o resto que se... Não, meus amigos, não sejam tão dramáticos. Em algum momento, alguém do resto pode se tornar interessante, devido a algum interesse seu. É assim a vida. Por que no twitter seria diferente? (Sei, sei, todo aquele papo de que vai mudar o mundo... Ah tá...)

10) Acesse os links

Vira e mexe, surge um link assim: "quer ganhar um milhão de followers em trinta segundos? Acesse o link".Ou: "Dê um RT para conseguir um trilhão de followers! Eu garanto a você". Bem, na bolsa de valores do twitter, quanto mais followers você tiver, maior sua cotação. Assim, vale tudo na conquista de followers. Faça de tudo um pouco. Acesse todos esses links e dê RT em quem diz que vai ajudar você. Pode confiar! Afinal, a internet é um lugar tão seguro!

11) Seja você mesmo (ou...)

Minha última dica! Seja você mesmo (original, não?). Participe, responda, pergunte de forma espontânea. Se você é um fanático da internet, muito provavelmente essa técnica não funcione na vida real, mas pode muito bem funcionar na internet. Aja naturalmente e sem muita loucura... Bem, a não ser que você seja louco, né?
Ou... Agora, se essa dica não funcionar muito bem, faça como uma multidão de outras pessoas fazem. Finja ser aquilo que você não é. Não, não estou dizendo para você inventar um fake de alguém famoso. Isso está ultrapassado. Estou dizendo para você só dar uma maquiada em seu profile e em seus tweets. Ah, é tão fácil fingir ser outro na realidade paralela... Pode, depois, até escrever um ensaio pós-modernista sobre a fragmentariedade do sujeito (isso se você quiser passar por erudito...).


Bem, essas foram minhas úteis dicas para o Twitter.
Se você tiver mais alguma para adicionar, não se vexe e pode mandar.
 Eu também escrevi algumas dicas sobre como manter um blog, aqui, mas blog é coisa do passado...
Abraços.

2 comentários:

  1. Nada satírico. Totalmente verdadeiro. Infelizmente.

    RT @mimmesmo Nada satírico. Totalmente verdadeiro. Infelizmente.

    RT @mimmesmo RT @mimmesmo Nada satírico. Totalmente verdadeiro. Infelizmente.

    RT @mimmesmo RT @mimmesmo RT @mimmesmo Nada satírico. Totalmente verdadeiro. Infelizmente.

    :P

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. desculpe, mas odeio twitter.. não há nada mais fútil, que "burrifica" as pessoas que isso, Por isso gostei das críticas do nosso amigo. Tenho certeza q muita gente vai se identificar com isso e pode me retalhar depois. Mas tudo bem, acho que para destruir relacionamentos o twitter serve bem: ele acaba com a intimidade das pessoas e transforma a vida dos que tem namorado um inferno..

    ResponderExcluir

Comente.
Assim que puder, eu libero (ou não...) o seu comentário.
Abraços.

Web Analytics