quinta-feira, 23 de julho de 2009

DEFESA NÃO-IDEALISTA DOS MACACOS - Fala de Macaco Tião

macacotiao.jpgO macaco volta à cena


E pergunta pro homem:


Acha que valeu a pena?


Millôr Fernandes


Homens e Mulheres, porque sou politicamente hipócrita, como vocês!


Sou um macaco. E muitos de vocês podem me desconsiderar por esse simples fato.


Vão comentar minhas falas: "Isso é um macaco! O que é que um macaco sabe da vida? Ou de nós, seres humanos, muito mais evoluídos do que esse ser inferior?"


Não gosto disso, mas é racismo. Ou, no mínimo, preconceito contra minha espécia que, cada vez mais, se torna uma minoria.


Mas não estou aqui para falar sobre os humanos que me menosprezam.


Estou aqui para falar com os humanos que nos estimam, a nós, macacos.


Não quero que pensem ser eu um defensor idealista de minha espécie. Muito pelo contrário, aliás.


Nós, macacos, podemos ser cruéis.


Somos, com certeza, violentos. Faz parte de nossa chamada natureza - ou será de nossa cultura? - formar grupos, atacar outros, dominar, ser dominado, fazer alianças e matar nossos inimigos.


YES, nós podemos. Nós fazemos e acontecemos.


E tudo por quê? Para sermos os machos-alfa! Para sermos os maiorais! Para podermos transar com as fêmeas no cio. Porque é uma coisa que as mulheres humanas nunca entendem. Nós gostamos de transar. A maioria, com fêmeas. Alguns, com machos. E outros... Bem, não entremos em detalhes escabrosos.



120px-Josesaramago1.jpg

Lembram-se de Ensaio sobre a Cegueira, do lúcido escritor José Saramago? Os cegos mais fortes, logo, dominaram os cegos mais fracos. Primeiro, demandaram objetos de valor. Em seguida, ordenaram que mandassem as mulheres. Essa é a regra da raça humana. Os mais fortes se aproveitam dos mais fracos. Saramago conseguiu ver que os seres humanos, hoje, só não são os malditos seres que podem ser, porque estão sendo continuamente vigiados pelo Big Brother (não o da televisão, mas o de George Orwell) ou o Leviatã (o de Hobbes, claro), que é o conjunto formado pela polícia, justiça, Estado e todos os bisbilhoteiros de plantão da sociedade humana. Quando "socialmente" cegos, a guerra de todos contra todos voltou a reinar... Não só na ficção.


Bem, é assim com vocês, seres humanos, mas nós também fazemos nossas diabruras.


Uma grande mulher, cientista, bióloga e inglesa é a dona Jane Goodall, que pesquisou e pesquisa a minha espécie praticamente durante toda a sua vida (será que é para melhor entender a sua? Não sei). Um fato, que ela constatou, é que nós, macacos ou, mais especificamente, chimpanzés, somos seres cruéis. Ou melhor, capazes de crueldades. Matamos pura e simplesmente por causa de território, com todos os seus privilégios, é claro. E matamos, às vezes, com requintes de maldade. Não sempre. Somente, às vezes. Arrebentamos nossos inimigos. Isso é certo. E a todo custo.


Por isso, não quero que ninguém afirme, por aí, falsidades sobre minha visão de mundo.


Apenas, constato que vocês, seres humanos, são mais vorazes e imbecis. Mais imprudentes e desmedidos.


Não basta matar o inimigo. Parece que vocês querem matar a si mesmos.


Não tenho problemas com isso... É só vocês não me levarem junto.


BOMBA20ATOMICA-full.jpg


Aliás, eu já estou morto mesmo! Tinha me esquecido desse pequeno detalhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente.
Assim que puder, eu libero (ou não...) o seu comentário.
Abraços.

Web Analytics