domingo, 27 de setembro de 2009

O Manual dos Manuais de Auto-Ajuda

dinheiro de Rodrigo Amorim.jpg



Um amigo meu, depois de um período longo sem vê-lo, surgiu do nada com um grande sorriso no rosto e a mão estendida para o cumprimento milenar (ou mais, não sei...), enquanto eu estava deprimido por me encontrar literalmente na pior (financeiramente falando...).

Esse meu amigo se formara advogado em uma dessas novas faculdades privadas que pululam por aí. Durante o curso, ele só pensava em mulheres e farra. Depois, começou uma frenética busca por emprego, sem muito sucesso... Da última vez que ouvi falar dele, me disseram que estava estudando para ser juiz. Pelo sorriso e por sua roupa cara, achei que estava falando com um juiz...

"Então, doutor juiz...", brinquei.

"Que juiz que nada", replicou. "Descobri a fórmula do sucesso!" E antes que eu pudesse perguntar como, pois o meu sucesso não estava lá nada bem, ele já me respondeu: "Sou um autor de auto-ajuda. Mas...", disse olhando para um lado e outro, como se tivesse medo que outros o ouvissem, "mas não me apresento assim, digo como autor de auto-ajuda. Me apresento como consultor para o sucesso." Puxou um cartão no qual estava escrito em letras bonitas: Fulano de Tal, consultor para o sucesso. "Bem, você é inteligente. Acho que você merece essa chance. O meu instrutor vai fazer uma palestra só para os indicados. Eu estou indicando você. Aparece lá e você vai ficar podre de rico. Mas não conte para ninguém. Isso é segredo de estado!" E foi-se embora o meu amigo.

Estranhei o segredo, mas achei interessante participar desse encontro. Não vou comentar o fato de ele me dizer que iria ficar podre de rico... Acho que estou acima disso.



No dia combinado, lá fui eu ao centro de sucesso. Era um local pequeno, modesto, mas com um chamativo grande, "Alcance o Sucesso Agora! Em até 3 vezes sem juros", do lado de fora. Apresentei o cartão de meu amigo e pude entrar. Parecia que não havia nada de anormal, mas todos estavam vestindo terno e gravata, e eu fiquei meio desconfortável com minha camisa social... Mas tudo bem. Não era a primeira, nem seria provavelmente a última roubada em que me meti. Encontrei meu amigo que veio sorridente e me apresentou ao instrutor. Não cito nomes, porque tudo foi sigiloso. Não creio que eles gostariam de saber que eu falei o segredo de sucesso deles. O instrutor era um cara carismático, com o mesmo sorriso na cara e um olhar invasivo e arregalado. Depois, soube que era parte do processo de convencimento dele.

Sentei-me no auditório. Havia poucas pessoas e elas pareciam ser adeptas dessa nova (ou antiga...) religião do sucesso. Essa seita, no entanto, tinha no instrutor o seu mais importante guru. E ele começou o discurso, intitulado como o título deste post.

Bem, vamos ver o que ele falou.

"Meus amigos, muito boa tarde. Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a vocês. Vocês que já são vencedores, pois todos aqui, com poucas exceções (nesse momento, ele deu uma piscadela para mim...), são vendedores de alguns dos meus métodos: ou do infalível método de auto-ajuda; ou método fantástico para em 10 simples passos conseguir o sucesso; ou método inigualável para alcançar a felicidade em cinco dias ou algum equivalente. Sim, sou um autor de auto-ajuda. Tenho orgulho de dizer que sou um autor de auto-ajuda. Por quê? Porque ganho dinheiro com isso. Eu tenho o contrato com uma editora. Meus livros vendem muito. Meus cds vendem horrores! Meus dvds, nem fale! Sei que muitos aqui compraram tudo isso e muito mais. Mas não se preocupem com o que vou falar, nem se melindrem muito.

"Meus livros, cds e dvds é tudo balela! Tudo! Mas digo para vocês. Vocês que são os eleitos para saber disso. São os eleitos! Como foram eleitos desde o Egito antigo, vocês estão aqui hoje para saber o verdadeiro segredo do sucesso.

"E o segredo principal é o seguinte: encontre um bando de fracassados e dê a eles métodos infalíveis para encontrar o sucesso!

"Encontrar fracassados é fácil. O negócio é encontrar fracassados com algum dinheiro no bolso. Dele ou de seus pais, maridos, ou qualquer outro. Todos os dias, encontramos inúmeras pessoas, que ganham bem, que têm carros, estão bem empregadas, mas que, no fundo, são infelizes. Eu as encontro. E, depois, prometo que vou conseguir o sucesso para elas. Isso é basicamente o que faço. Encontrar esse filão e, depois, viver dele.

"Esse é o segredo do sucesso. Enganar os trouxas!

"E, permitam-me ser sinceros com vocês, até ontem, vocês eram os meus trouxas. Mas não fiquem ofendidos, pois eu vou ensinar vocês a terem, vocês mesmos, sua legião de trouxas".

Nesse momento, eu dei uma olhada, de lado, para meus companheiros, mas estavam todos completamente vidrados naquilo que o instrutor falava. Fiquei quieto e prestei atenção também.

"Em primeiro lugar, minta para seus trouxas. Diga para eles que você não é um autor de auto-ajuda. Apresente-se como sendo, por exemplo, um psicólogo com uma teoria nova, ou um empreendedor de êxito, ou um manager de sucesso... Tudo isso é importante, porque as pessoas têm preconceito contra o termo "auto-ajuda".

"Dado esse primeiro passo, o segundo é você estudar a literatura de auto-ajuda. Não como um leigo, não como um seguidor, mas, sim, como um mestre. Pegue toda a literatura, estude-a, sublinhe as frases que se repetem em todos esses livros, anote-as e decore-as. Não porque você vai alcançar o sucesso decorando-as, mas porque você vai alcançar o sucesso fazendo com que os outros a decorem.

"Um mantra de que gosto muito é sobre a força do pensamento. Fale para as pessoas: se você pensar, você vai conseguir! Se fosse dessa forma, todos os loucos do hospício eram pessoas de sucesso!

"Mas, voltando ao assunto. Se você for inteligente, vai perceber que a maioria dos livros sobre sucesso diz exatamente a mesma coisa, só que com capa diferente. Assim, domine o assunto. E depois?

"Depois, vocês têm que fazer um curso de oratória. Escolhi vocês, porque já percebi que vocês possuem capacidade nesse quesito. Se quiserem aprimorá-lo, é só se inscrever no meu curso de oratória, custa X e pode ser parcelado em três vezes sem juros, e em até seis vezes com juros. Conversem com minha secretária, depois.

"Com a oratória afiada, vocês podem fazer os discursos e conseguir adeptos. Vocês viram o filme Little Miss Sunshine? Pois o cara do curso de sucesso fracassou porque não tinha adeptos. Adeptos são fundamentais. Vocês vão ver.

"Sempre diga: Na vida, só há vencedores! Os perdedores não têm vez!

"E sempre fique esperto para perceber que tipo de sucesso é o que interessa para seus trouxas. Para a grande maioria, o sucesso é dinheiro no bolso, carrão do ano, viagem para Miami, etc. Sucesso, para a maioria, é ser melhor, financeiramente falando, do que os vizinhos, os parentes... Enfim, do que o próximo. Se ele for melhor do que eles ou, pelo menos, aparentar ser melhor, está realizado! Esse é o tipo de trouxa mais fácil de ser enganado. Você fala para ele que o sucesso está batendo na porta e ele já estoura o limite do cartão de crédito.

"Mas há casos em que o sucesso desejado é outro. Há pessoas que querem o sucesso nos esportes, ou como advogados, cientistas, etc. Um exemplo interessante são os escritores. Há uma montanha de pessoas que escrevem e que acham que escrevem bem. Diga para eles que eles são o novo Dante, o novo Shakespeare e eles darão tudo para vocês. Escritores são incrivelmente suscetíveis.

"Não há limites para o nosso poder. Tenho até curso de mestre em hipnose. Vocês vão ver, se quiserem me seguir nesse curso. São as mesmas condições de pagamento do outro curso, só um pouquinho mais caro... Mas tudo vale a pena se a alma não é pequena. Sempre digam isso para seus trouxas. Depois que vocês conseguirem um grupo grande de trouxas, vocês têm que saber mantê-los. Claro que eles vão continuar fracassando em suas tentativas desvairadas de conseguir o sucesso. Para mantê-los sempre animados, e com isso ainda comprando nossos produtos, vocês devem sempre manter a esperança acesa neles. Falem que eles devem continuar tentando, que eles devem mentalizar mais o sucesso, que eles devem fazer um curso de auto-hipnose. Tudo em três vezes sem juros, claro (risadas)! Não desistam nunca de seus trouxas. Eles sempre trazem dinheiro. E mais dinheiro. E, com isso, nós conseguimos nosso sucesso!

"Muito bem! Perguntas?"

E as perguntas rolaram. Os "escolhidos" ficaram excitados com a possibilidade de alcançar o seu sucesso. Eu rapidamente saí de lá. Não ficaria nem mais um momento. Sei que não são todos os autores de auto-ajuda que têm esse tipo de pensamento. Mas, hoje, tenho certeza de que os pilantras estão em toda parte.

Um comentário:

  1. É o velho ditado. Se você quiser ficar rico, não leia livros de auto-ajuda, escreva um, hahaha.

    ResponderExcluir

Comente.
Assim que puder, eu libero (ou não...) o seu comentário.
Abraços.

Web Analytics