sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Nobel da Paz ou a Vingança de Obama




Volto aqui para afirmar a minha incredulidade perante as escolhas do prêmio Nobel!

Com certeza, eles não conhecem o nosso presidente, Luís Inácio Lula da Silva, pois escolheram outro para dar o prêmio Nobel da Paz. Me parece isso uma completa sandice. Sobretudo agora que o Brasil vai sediar as Olimpíadas de 2016!

Parecia que estava tudo certo! A Copa, as Olimpíadas, Honduras... Todas essas vitórias da diplomacia brasileira não significaram nada...?



O próprio Obama chamou Lula de "o cara". Lula poderia muito bem ter lançado sua candidatura! Mais uma oportunidade perdida para o nosso glorioso pais! Dessa vez, perdemos e perdemos para eles!

Mas é assim mesmo, não é? Não se pode ganhar todas. Caso contrário, nossos hermanos podem ficar um pouco chateados...

No entanto, vamos fazer algumas considerações sobre o Nobel da Paz para Barack Obama.

Segundo o Comitê do Nobel, Obama criou "ambiente novo para a política internacional. Graças a seus esforços, a diplomacia multilateral recuperou sua posição central e devolveu às Nações Unidas e outras instituições internacionais seu papel de protagonista".

Ora, podemos nos perguntar quem criou um ambiente completamente oposto? Em duas palavras, George Bush. O que acredito ser uma justiça muito injusta, tendo em vista que eu defendi Bush como um dos grandes líderes da humanidade (só ler aqui).

Eu creio que os membros do comitê do Nobel foram excessivamente bajuladores do novo presidente. Pois admitem implicitamente o que o presidente dos EUA pode fazer. Ele pode, se quiser, recriar um ambiente "velho" de diplomacia, tomar da ONU sua posição de protagonista e mandar às favas o multilateralismo.

Yes, he can. E pode, porque é o presidente de uma super-potência militar. E ai de nós se ele quiser fazer isso! Pois continua a pergunta: quem vai encarar?

O prêmio Nobel da Paz, dessa forma, é menos um merecimento do que um investimento.

Os europeus estão simplesmente pedindo a Obama para que ele continue sendo tão bonzinho! Tomara, mas conheço demasiados casos que boas intenções vão para um lugar não muito recomendado...

Mas o que é isso? Por que estou tão pessimista? Obama é o cara! Vai salvar o mundo, não é mesmo? Mas, não duvidem, pois salvar o mundo e salvar os EUA, para nossos irmãos norte-americanos, é a mesmíssima coisa. E Obama é norte-americano, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente.
Assim que puder, eu libero (ou não...) o seu comentário.
Abraços.

Web Analytics